quarta-feira, 21 de maio de 2008

Amigos que saem e Amigos que entram

Assim que repeti o ano no São Vicente, além das amigas que citei, passei a conversar sempre com Nancy. Eu e ela tínhamos algo em comum: tínhamos namorado o mesmo cara, em ocasiões diferentes. Com Nancy eu compartilhava não só minhas histórias como também gostos musicais e cinema. Íamos muito no cine São Bento, ver filmes de graça. O padrasto dela era o porteiro do cinema! :)
Tentei arrumar um namorado pra ela, que era amigo do meu primo Rodolfo. E de fato, enquanto eu tinha um mnamoro secreto com meu primo, ela me acompanhava e ficava com o Flavio , vulgo "Metralha". Falava pelos cotovelos. Ríamos muito!
E nós fomos estudando juntas até 1974, aonde fazíamos o pre-vestibular pelo Acadêmico.
Ela queria Arquitetura e eu pretendia fazer Medicina.
Mas na hora da inscrição para as faculdades, eu dei um passo atrás e pensei: "Jamais passarei em Medicina! Não estou estudando nada!". As opção então foram: 1º. Enfermagem e em 2º.Psicologia.
Fiz as provas e senti pelo gabarito, que não iria conseguir os pontos necessários.
Fiquei triste, mas não desisti da luta. Peguei o Jornal e procurei um vestibular "isolado" em alguma Faculdade particular. A Faculdade Celso Lisboa estava com um preço razoável, era reconhecida pelo MEC e eu entraria na segunda turma dela.
Foi aí que passei. E para minha surpresa, encontrei lá muitas pessoas que haviam estudado comigo. Até mesmo Ana Lucia estava lá. Tinha passado para Pedagogia.E a partir desse ano, minha amizade com Ana Lucia esfriou totalmente.
Um belo dia,perdi o contato com Nancy. Sabia que ela havia entrado para Arquitetura na UFRJ, se não me engano. Se inscreveu no Projeto Rondon e foi para o Norte.
A vida na Faculdade foi me envolvendo. Muitas coisas para estudar. Porém meu pai estava com seu salário congelado e não estava em condições de pagar minha Faculdade sozinho. Conversando com mamãe, decidi ir trabalhar e rachar o valor da mensalidade com ela. E assim foi feito. Fui trabalhar no consultório de Psiquiatria do Joacy, que já havia sido meu analista. Trabalhei com ele 9 meses, porque meu pai foi convidado para trabalhar no Governo de Raimundo Padilha, aqui em Niterói, como "Chefe da casa civil". O salário dele melhorou bastante e eu pude me dar ao luxo de só estudar.
Isso era 1975.
Eu e Nancy mantínhamos algum contato por carta e depois fiquei sem saber dela.
Eu tinha também uma amiga que eu gostava bastante, que se chamava Katarine. Sempre saíamos juntas, dormíamos uma na casa da outra. Viajávamos juntas.
Ela entrou para a Faculdade Maria Thereza para fazer Biologia. Havíamos feito juntas o curso de análises biológicas, que era uma piada.Aprendemos a pipetar urina, a fazer exame de RH, a fazer exame de fezes e por aí vai.... Daí ela arrumou um emprego nessa área e por lá ficou.
Havia em Katarine um aspecto "utilitarista", que eu não via em Nancy.Mas isso é papo para outro dia.


Katarine, Nancy e Eu -1974

A carteirinha da Celso em 1977 (não achei a de 1975)

Um comentário:

Scarpa disse...

Nancy é show!!!
:)
As histórias est]ao avançando no tempo.
Qualquer hora, eu apareço por aqui, né?
Beijos