segunda-feira, 28 de abril de 2008

Diferente

Eu estudei no Externato Aragon até a 4ª série. O horário era sempre à tarde, o que mais me incomodava. Pensava que estudar de manhã deveria ser mais interessante, pois teria a tarde inteira para brincar. Mas não me vi livre disso. Só consegui estudar de manhã quando fui para o São Vicente de Paulo, no Admissão (hoje seria a 5ª série?).
Enfim, ainda no Aragon, tinha boas notas. Nunca fui aluna de medalha de Ouro. No máximo consegui uma medalha de Bronze.
Angela vinha me explicar o dever de casa, mas não tinha muita paciência para isso. Eu observava a irritação dela pelo tom de voz e pela letra no bloco. Letra enorme, de pessoa irritada.
Preferia estudar com minha irmã Beatriz, era mais paciente e mais mãezona do que Angela.
Lembro-me de um dia chuvoso, acho que era feriado. Fiquei na varanda da casa da rua Domingues de Sá, em frente ao Campo de São Bento, brincando horas a fio com minhas bonecas de papel. Elas tinham um imã no corpo e se chamavam Vera Alice e Maria Lucia.
Ao lado da minha casa, no outro lado da rua, tinha o Cine São Bento. Lá eu vi filmes inesquecíveis. Tinha matiné aos domingos, com Tom e Jerry. Essa é a parte boa da infância.
Nas férias, Papai sempre viajava conosco. Ou íamos para casa de Tia Maria em Muri ou íamos para casa de Tia Martha em Friburgo, próximo ao Country Club.
Algumas vezes, viajávamos para Raposo. Eu odiava ir pra lá. Não tinha nada pra fazer. Só tinha gente velha bebendo aquelas águas todas.
Mamãe me obrigava a fazer xixi em todas as paradas que existiam. Mas muitas delas, eu não estava nem um pouco a fim. Era uma paranóia dela esse lance do xixi que ela queria passar pra mim. Ainda bem que não fiquei com essa mania.
Minhas amiguinhas dessa época eram minhas vizinhas: Heloisa e Miriam Sutter.
Heloisa era 1 ano mais nova do que eu, mas estudou no mesmo colégio. Não me lembro aonde Miriam estudava, mas ela era muito legal. Gostava de ir pra casa dela brincar. Uma vez até me escondi lá, para não voltar pra casa. Na verdade, eu achava minha casa alegre apenas quando meu pai dava os almoços dele. Do contrário, era uma casa chata, com pessoas mais velhas do que eu. Com opiniões divergentes das minhas. Desde então eu me sinto diferente delas. Sou uma pessoa diferente dentro da minha familia. Tenho as minhas idéias, que nunca foram apreciadas por ela. Fugi das regras.
Heloisa e Eu na Festa Junina do Aragon

Nenhum comentário: